Quarta-feira, 3 de Novembro de 2004

E AGORA?

lthumb.nyr10111032331.bush_time_magazine_nyr101[1].jpg

O desgosto para com a reeleição de Bush, percebo-a bem. Também é meu. Mas há que ter senso e fair-play democrático. O mundo não acabou, minhas senhoras e meus senhores. Agora, se o mundo da paz e do progresso se tornou mais frágil, ou continua frágil, com a reeleição de Bush, a solução não está em procurar bodes expiatórios mas sim em fortalecer as causas e as frentes de progresso. Exigindo o primado da democracia em todas as partes, sem lhes conferir critérios ideológicos ou de comunhão de causa. Combatendo as violações aos direitos humanos, lutando pela liberdade de expressão, expurgando os regimes em que não se governa sob a legitimidade do voto livremente expresso. Pondo-se termo a alianças, de facto ou tácitas, em que, explicitamente ou por omissão, se aceitam parcerias de causas ou se praticam silêncios de conivências, que mais não fazem que meter a serpente no campo democrático. Colocando a prática democrática como valor fundamental para merecer a concordância ou o silêncio (contrariado ou não). Uma prática que não está questionada nas eleições americanas. Pelo que, o resultado daquelas eleições, só por si, é mais saudável para o mundo que qualquer boa causa obtida fora da legitimidade do sufrágio.

A América foi atacada e sabemos que vai voltar a sê-lo. Tem o direito de se defender. Deve defender-se de acordo com as regras internacionalmente consagradas e instituídas. Submetendo-se à soberania da ONU, como qualquer outra nação. Devemos repudiar todo o abuso de força que a América use para se defender. Mas não pode questionar-se o direito americano ao uso de legítima defesa. Porque a América foi atacada e voltará a sê-lo.

Podemos não gostar da América, mas não podemos pedir-lhe que se vergue, desapareça ou, pior de tudo, que seja uma outra América que não a América que os americanos querem. Enquanto o poder na América tiver legitimidade democrática, a América só pode e só deve ser o que os americanos quiserem.

Julgo que a América se assustou com as serpentes que boa parte dos democratas europeus deixaram aninhar-se no seio do protesto anti-Bush. Porque essas serpentes, não visando só a América, têm a América como alvo principal. E, no mínimo também, foi indigno que se tratasse um regime democrático com um furor, uma acrimónia, um desprezo, como aquele com que, um pouco por toda a Europa, se tratou o Presidente dos Estados Unidos. E isso, tudo isso, ofendeu a maioria dos americanos. E, ofendidos, disseram que preferem Bush às frentes anti-americanas. Eu lamento mas entendo.

Um caso que me surpreendeu é a ira que se apoderou do estimado Causa Nossa, normalmente sereno e objectivo nas suas ponderadas análises e opiniões. Acho que ali esquentaram as cabeças com o desgosto e desataram a disparar na caça aos bodes expiatórios. Já referi a sanha contra os judeus americanos por parte do Luís Nazaré. Pois, parece que distribuíram, entre si, as frentes de culpabilização. VJS dispara contra a aliança Bush/Putin, caracterizando os regimes americano e russo como “derivas antidemocráticas legitimadas pelo voto popular” (donde se depreende que, com Kerry, é que a América voltava ao seio das democracias). Vital Moreira culpa a direita evangélica. Mas, meus senhores, aquilo foi apenas uma escolha. Pelo voto. Ou seja, a mesma forma que se a rifa desse Kerry estaríamos todos calmos, felizes e a fazer a festa. Agora, deixemo-nos de teorias conspirativas e vamos lá a ver se tornamos mais forte essa coisa da democracia. Tão forte que contenha a tendência de Bush abusar da força.









publicado por João Tunes às 23:45
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub