Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005

A NOMENKLATURA JÁ FERVE?

vatic.jpg

”Há entre os mais poderosos dignitários sólidos rancores e invejas antigas que começam a tornar-se visíveis. Por enquanto estão unidos pelo pacto reaccionário com o Papa polaco. Temem que um espírito ligeiramente mais arejado faça tremer os alicerces da última ditadura europeia. Sabem que se se desentenderem podem criar um novo cisma. E o descrédito eclesiástico não aguenta diferentes interpretações da bíblia e divergências sobre o uso do preservativo. Esta é possivelmente a razão a que JP2 deve a longevidade.

Enquanto se desconhece se o Papa regressa vivo ou morto do Hospital onde está internado, as intrigas e jogos de poder aumentam de intensidade. JP2 dá a bênção em play back. O cardeal Angelo Sodano, número dois do Vaticano, diz que o Espírito Santo guia o Papa e sabe o que lhe há-de aconselhar, mas o Espírito Santo há séculos que desapareceu e o último lugar onde se arriscava a entrar era na sede da ICAR.

Para além do cardeal Sodano há outra figuras perturbadoras à solta: Julián Herranz, membro do Opus Dei e titular do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos; o alemão Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício) e perseguidor dos partidários da teologia da libertação; o nigeriano Francis Arinze, do Conselho para o Culto Divino; e o mexicano Javier Lozano Barragán, titular da Pastoral de Saúde cujas funções lhe permitiram os mais rancoroso ataques contra as campanhas governamentais e sociais de prevenção da SIDA.

Este bando está inquieto. Hesita entre impor a renúncia ao Papa e conformar-se com a espera. Por sua vez JP2 fez saber, ou alguém por ele, na sua mensagem de domingo que, mesmo estando no hospital, continua a servir «a Igreja e toda a Humanidade». Desconte-se a megalomania e o auto-elogio às suas funções, e registe-se a advertência aos que estão impacientes para o despacharem. Com a vigilância mediática é difícil recorrerem à eutanásia. E o hospital fica em Itália!”


(Transcrito daqui)
publicado por João Tunes às 15:31
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds