Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005

BOAS NOTÍCIAS PARA JOÃO PAULO II

carnaval2107copy[1].jpg

Durante o desfile de Carnaval uma das ONG's que actuam na área da (suposta?) prevenção da SIDA distribuiu milhares de preservativos. Assim que os recebiam, velhos e novos tratavam de furar a embalagem e colocar os objectos nas orelhas e pescoço, como adorno. Num dos postes da avenida por onde passou o desfile, outra organização do género colou cartazes a alertar para o uso do preservativo. Um grupo de jovens, ao passar, brincou com o cartaz, afirmando que SIDA significava "SISTEMA INVENTADO PARA DESINCENTIVAR O AMOR".
Não se trata de uma frase proferida por crianças ou analfabetos. Trata-se de uma frase dita por adolescentes que (provavelmente) andarão na escola e que (provavelmente) não acreditam que a doença existe.
As ONG,s que actuam nesta área andam a construir a casa pelo telhado. A prevenção em África está a falhar. Distribuam-se quantos milhares de preservativos se quiser. Se não se informar a população para a doença, os seus perigos e as formas de contágio, não vale a pena fazer o resto.
Enquanto milhares de africanos desconhecem por completo o problema, meia dúzia de ocidentais ganham dinheiro (muito dinheiro) fazendo aquilo a que chamam Campanhas de Prevenção da SIDA; distribuindo preservativos que as pessoas não sentem necessidade em usar. O Carnaval, neste aspecto concreto, prolonga-se pelos 365 dias do ano, com muita brincadeira e pouco trabalho sério (felizmente existe quem o faça, mas são muito poucos).
O problema da SIDA em África é um problema, essencialmente, de informação. Muitos africanos não sabem e, sobretudo, não acreditam que a doença existe.
Há algum tempo, numa aula de um primeiro ano universitário, alguém afirmava que a SIDA "era uma invenção dos brancos" e que não acreditava que a doença existisse pois "nunca tinha visto ninguém a morrer de SIDA".
Antes de distribuir preservativos seria preciso explicar muita coisa. Mas isso dá trabalho. Atirar embalagens coloridas ao ar e esperar que as populações façam o resto é bem mais fácil. O resultado está à vista.


Nota: Na foto copiada do Jorge Neto, uma jovem guineense usa embalagens de preservativos para enfeitar as orelhas. Uma imagem que diz mais que um milhão de palavras. Talvez com a benção do Vaticano.
publicado por João Tunes às 14:54
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds