Sábado, 16 de Outubro de 2004

A MANCHA ALASTRA

INIM.JPG

Com o passar do tempo, continua a quebra da bitola do aceitável e do decente. Resultado: sermos cada vez menos exigentes para com as capacidades e os desempenhos.

Em situações normais, independentemente da orientação política dominante, duas actuações dariam lugar a afastamentos: a tirada do Ministro Gomes da Silva sobre o Professor Marcelo e o escrito de Luís Delgado a ordenar internamento em manicómio de um contraditor. Uma coisa e outra deviam ser incompatíveis com a continuação do desempenho dos lugares ocupados. Mas tudo como dantes. Têm cobertura (prévia ou posterior), ficam impunes, podem continuar a degradar o nível e a responsabilidade dos lugares que ocupam, outros se podem seguir, dizendo e escrevendo o que lhes vier à cabeça. O governo, sem autoridade de legitimidade e de competência suficiente, não tem capacidade, talvez nem vontade, de prestigiar a intervenção pública de quem de si depende. Um ministro, ou um alto dignatário da comunicação social (num grupo onde o Estado tem poder de controlo) podem falar e escrever com se fossem cidadãos vulgares com blogue aberto.

Verdade que o grande precedente foi aberto com a longa tolerância para com Jardim. Esse está adquirido como sendo inimputável e pode dizer e fazer tudo que lhe dê na bolha. Neste caso, como seria nos Açores se uma figura daquelas por lá abancasse, usa-se a tolerância do paternalismo continental, dando desconto de exigência cívica aos ilhéus (coitados, estão lá nas Ilhas…). Mas admitiu-se, durante muito tempo, demasiado tempo, que Jardim era um caso à parte, enfim um sujeito irresponsável que preenchia a quota dos bobos do reino, porque de muitas bandas se achou graça ao sujeito pela forma como ele se excedia nos excessos.

Como era previsível, os maus exemplos também se pegam. E não tardaram a aparecer os candidatos a clones do inimputável Jardim. Estão aí. Andam à solta. Tenderão a crescer e a multiplicarem-se.
publicado por João Tunes às 11:25
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds