Terça-feira, 12 de Outubro de 2004

LINKS E PÓDIUM

elos.jpg

Por causa de um mal entendido (não sei de boa ou de má fé), esclareço qual o critério dos meus links a outros blogues.

Primeiro, uso o critério dos afectos. Os meus amigos são sempre bons. Falo é claro daqueles a quem conheço o nome, a história, a cara e o carácter. Esses, os que têm blogues, estão sempre no pelotão da frente. Visitar os seus blogues é (também é) uma forma de matar a saudade e compensar a espera para o reencontro ou justificar o acanhamento do abraço adiado. A estes afectos confirmados pela vida vivida, junto alguns outros que, não tendo passado além das provas das circunstâncias virtuais, me merecem a estima esperançada de, um dia (qualquer dia), os conhecer, dar-lhes um abraço e zarparmos para um copo incentivador de decifrar as origens e os tamanhos das cumplicidades.

Segundo, uso o critério da minha motivação, filtrada pela paciência em os ler. Não sei se são os melhores, mas são os que mais interessam. Tal e qual como escolho um jornal, um filme, um livro. E, por isso mesmo, escolho afinidades de pensar como também incluo pessoas em quem detesto o cinismo de estar na vida e olhar os outros, mas em quem aprecio, estética e distanciadamente, o talento do olhar e que é uma forma de praticar o culto de respeito e de compreensão pelos diferentes, inclusive pelos ácidos emigrados e pelos ufanos de terem cartão de partido. Mas algum prazer lhes tenho de sacar.

Por fim, uso o critério da retribuição. Excepto em casos de rejeição estomacal para os suportar, acho que tenho o dever mínimo de gentileza, retribuindo quem linka o meu blogue, visitando-os é claro. Digamos que é uma componente social deste estar num meio que também se faz de convívio. Ou um salamaleque, se deste modo de estar quiserem fazer caricatura. E se uso o critério da retribuição, não a exijo aos outros. E, assim, não me perturba minimamente linkar blogues que não linkam este blogue. Porque os meus gostos são meus e só a mim me respeitam. Idem para os outros.

Tentei usar um critério para não evidenciar gostos ou preferências, arrumando-os por ordem alfabética. Quanto à divisão em dois grupos, ela deve-se apenas a critérios de prioridade de leitura minha – pelo grau de sede em ler e pela frequência com que os autores refrescam e acrescentam os seus posts. E que vou alterando com o tempo, consoante os meus humores e os débitos dos seus autores. Mas ninguém se deve ofender com as andanças do primeiro para o segundo grupo e vice-versa. Porque, em caso algum, é motivado por discriminação de apreço. Obedecem, apenas e tão somente, a manias similares àquela que preside a arrumar-se, desarrumar-se, reorganizar-se e reordenar-se uma estante de livros. Eu tenho essa mania com os livros, imito-a com os blogues. Só.

Finalmente, e para que se não julgue que evito assumir opções e categorias, querendo-me diluir na branquidão saramagiana sobre o gosto, aqui vai o pódium das minhas preferências (e aqui tenho em conta critérios de qualidade realizada):

- Blogue de Diamante, Oiro, Platina, Quartzo, Feldspato e Mica: O Jumento.

- Blogue de Prata, Pirites de Aljustrel, São Domingos e Castro Verde, mais Tinto Favaios e Branco de Almeirim (ex-aequo e por ordem alfabética): Alentejanando, Blogame Mucho e Xicuembo.

- Blogues de Bronze (ex-aequo e por ordem alfabética): Abrangente; Acuso; Africanidades; Arcabuz; Aulil; Bazonga da Kilumba; Blog do Alex; Causa Nossa; Cidadão do Mundo; Frutos Maduros; Fumaças; Ma-Schamba; Puxa Palavra; Sebentária; Tugir; Vemos, ouvimos, lemos; Vida Magenta.

(para os eternos acusadores de sectarismo nos outros, confirmo que a maioria é da esquerda, pois é, tinha de ser, mas também os há de nenhures e mesmo de direita, mas não indico quais são para evitar susceptibilidades que poderiam dar direito a insultos a quem me trouxe ao mundo)
publicado por João Tunes às 16:48
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Evaristo a 13 de Outubro de 2004 às 17:45
Caro João Tunes: Obrigado pela "medalha" de bronze. Sou avêsso a condecorações, mas quero estar na lista de todos aqueles em que fui incluido, segundo o critério do João. Deixe-me confessar que, se eu tivesse de classificar os blogues meus amigos, não ficaria longe da lista que o João elaborou. Não há dúvida que o Jumento é muito singular, muito rebelde, activo e perspicaz. Merece estar no "Top +". Parabens pela
ideia e pela "escolha acertada". Quanta ao Água Lisa, para mim, é de consulta obrigatória. Todos os dias. Um abraço.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds