Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2005

PARA UMA ALMIRANTA SEM MEDO

57bsh[1].jpg

Esta navegadora experimentada, com mais galões no braço almirante que eu tenho de rugas na testa - talvez por isso, mais maternal que fraternal -, mostrou-se condescendente com a forma como conduzo a minha fragata de vela esfarrapada a útil porto de abrigo, perante borrasca que leio nas nuvens. Com cagaço tamanho que até se me foi a capacidade de enjoar.

E luzidia de brilho marinheiro, a sôalmiranta grita para o convés: ”a bússola ainda continua a indicar-me o barlavento como enseada amena”. Dando como lustre de gávea aprumada que prefere Platão como imediato porque quanto a esse pirata do Sócrates, provavelmente, nem para grumete lhe serviria, por inutilidade profissional do gancho enfiado no couto do braço direitista.

Pois siga o seu rumo, sôalmiranta, siga lá, e que boas marés e melhores ventos ajudem a sua nau catrineta, com betume novo na carcaça para temperança contra a água salgada que nos azeda a utopia. E traga os baús cheios de amanhãs, pimenta, quadros do Pavia, mostarda, óleos de afinação de tornos, poemas de Alberti, cana sacarina, romances do Tiago, oiro de lei, t-shirts do Che e brilhantes com brilhantina de linhas rectas de uma coerência só. Se passar por Marrocos não se esqueça de fazer sinais de fumo para o camarada Sebastião desterrado em Alcácer Que Vier e às voltas com mouros secos como são secas as folhas rachadas e espalhadas pelo chão. O Amigo deve gostar de ter notícias nossas, farto que esteja de linhas traçadas pelo vento da inércia nas areias do deserto e de ler Platão com o sol a incendiar-lhe a tola.

E antes que desanime com enjoo do mesmo disco, desatinando-lhe o rumo, aqui fica uma bússula de reserva, não vá o diabo da hesitação tecê-las. É oferta de homem de sotavento, sem ganas de teimosia. Sincera é a oferta, quanto ao seu préstimo, aceitam-se todas as dúvidas.
publicado por João Tunes às 22:46
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds