Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2005

GUANTANAMO

alkaiser[1].jpg

Provavelmente, nenhum dos presos de Guantanamo será pessoa recomendável para convidarmos para beber um café. E se passarem bem ao largo, tanto melhor. Falta saber se a todos esta recusa se aplica.

Sem margem para dúvidas, o mais celerado dos celerados não perde a condição humana de ser tratado como humano. Mesmo que seja a nossa negação de humano. E, por isso, mantém direitos irrenunciáveis e irrecusáveis. Pela pior das malandrices, não se pode perder o direito a um julgamento sério, a defender-se e a usar todas as protecções conferidas pela lei.

A tentativa da Administração Americana de transformar os presos de Guantanamo em excepção aos direitos humanos, é inaceitável. Porque indigno.

Constato, com satisfação, que, na justiça americana, vozes magistradas se levantam para impedir que, aos presos de Guantanamo, seja aplicada a injustiça cidadã por via da isenção de direitos e própria das emergências dos actos em cenário de guerra. E esta voz da justiça, lembra que a democracia ainda mora ali. Com altos e baixos, crises e recaídas, mas está lá.

Estimo que os verdadeiros criminosos que estão em Guantanamo paguem pelas atrocidades provadamente cometidas. Não os quero metidos em leva de limpeza, sem rosto e sem dignidade. Na hora do castigo, devem conservar a dignidade para entenderem o mal cometido. Para que sofram, não por arbítrio, mas em nome da preservação do bem. Também para que a justiça aplicada aos presos de Guantanamo, no forte norte-americano incrustado na ilha cubana, não se compare, em ausência de direitos, à aplicada pelo ditador aos presos seus vizinhos da ilha-prisão.
publicado por João Tunes às 15:29
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De jaqueline a 5 de Janeiro de 2006 às 17:53
a unika koixa k goxtei dexte blog foi a umagem do porto


De Joo a 5 de Fevereiro de 2005 às 20:38
Nem Diabo, como parece se levarmos à letra tanto anti-americano...


De inquieta a 1 de Fevereiro de 2005 às 17:48
..." Não os quero metidos em leva de limpeza, sem rosto e sem dignidade. Na hora do castigo, devem conservar a dignidade para entenderem o mal cometido. Para que sofram, não por arbítrio, mas em nome da preservação do bem. Também para que a justiça aplicada aos presos de Guantanamo, no forte norte-americano incrustado na ilha cubana, não se compare, em ausência de direitos, à aplicada pelo ditador aos presos seus vizinhos da ilha-prisão"
Assino embaixo disso.Muito bom. E quero lembrar tb que já está mais que passando da hora de americano parar de se julgar Deus


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds