Terça-feira, 18 de Janeiro de 2005

PERDÃO, PERDÃO AMIGOS!

Tmen.jpg

Mais um chinês célebre faleceu. Também, se não fosse célebre não se notava entre os tantos óbitos de chineses que são mais que muitos. Só por aplicação da pena de morte, são uma data deles. Este chinês célebre chama-se Zhao Ziyang e, seguindo a caracterização de Jorge Sampaio, morreu em plena marcha da lenta transição civilizacional para a época dos direitos humanos (na China).

Pois se a China é o grande mercado que é, com uma economia em crescimento de espantar, com tamanho mercado e tamanha economia que merece negócios em troca de falta de exigência humana, podendo por causa disso continuar a ser ditadura, deve-o ao falecido de fresco Zhao Ziyang que, mal comparado com cá, terá sido o Mexia, o Borges ou o Carrapatoso de lá. O homem que, sem as nossas miudezas de país pequeno, a juntarmos a inteligência gestionária da reforma salvadora num pequeno Convento no Beato, foi chefe de todos os chineses e cometeu o sacrilégio de inflamar a juventude na utopia de mais economia com mais democracia. Por rigor de paralelismo, Zhao Ziyang foi mais (tentou ser mais) Dubchek que Mexia, valha a verdade, mas tendo em conta a diferença nos pontos de partida e, quem sabe, nos pontos de chegada. Lá, na China de 1989, Zhao Ziyang queria entreabir janelas em palácios (do povo) fechados. Aqui, os do Beato, querem que a economia cresça com encostar de janelas nos direitos de quem trabalha (mantendo, por enquanto, o direito de voto).

Estava no cume, passou os seus últimos quinze anos de vida em prisão domiciliária. Pelas suas fraquezas perante estudantes rebeldes a quererem liberdade. A quem, não evitando a chacina, hoje a querer esquecer-se por causa da economia, ainda teve tempo de pedir desculpa nesse grito sem salvação: Perdão, perdão amigos!

Zhao Ziyang, agora sem megafone, sai da prisão domiciliária para se juntar aos chacinados de Tiananmen. “Humilde e moderado”, como, cinicamente, Jorge Sampaio legendou desde Macau.
publicado por João Tunes às 16:01
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds