Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2005

NA HORA EM QUE MURCHOU UMA PAPOILA SALTITANTE

11188[1].jpg

Perdoa-lhes, meu caro Domiciano Barrocal Gomes Cavem. Sobretudo porque agora pouco mais podes fazer que perdoar. Quanto tempo tinhas de andar para trás até ao tempo em que, em vez de lhes perdoares, eu te pediria que lhes explicasses o que representava esse emblema que penduraste no peito, correndo-o em maratonas de competições, e que agora eles se servem para se alaparem, desculpando descalabros, na tribuna VIP do estádio novo onde nunca jogaste. Em tempos estes em que uma entrevista vale mais que uma camisola suada.

Mas perdoar o quê? Eu digo-te: isto que leio aqui e que diz que, no teu funeral que estará a ser a esta hora, “o Sport Lisboa e Benfica estará representado pela Dra. Paula Pinho, vice presidente da Assembleia Geral”.

E eu pergunto: não tens, na despedida, direito a um Presidente? Estão todos demasiado ocupados em negócios ou coisas tais? E não sobrou nenhum (vá lá, do Conselho Fiscal que fosse) para afirmar alto que tu foste um pilar da grandeza da instituição? Que, sem teres sido um génio, por não se seguir a tua escola de entrega e dedicação, é que as coisas estão como estão. Que explicassem que, sem tu e outros mais, nenhum dos génios brilharia – fossem Eusébio, Coluna, José Augusto, José Águas ou Simões. E se muitos não sabem quem é Cavem é por coincidência venturosa dos teus tempos – em que os génios foram ofuscados pelo génio maior, e os aguentas (os que faziam o trabalho de formiga para que os génios estendessem o tapete dos seus talentos), como tu, apagavam o nome em face do brilho de um naipe de muitos fora-de-série, demasiados para que a tua entrega e disponibilidade fossem famosas da fama devida.

No fundo, bem se entende. Os Presidentes não foram à tua despedida por vergonha. Porque nenhum tem o teu estofo de bi-campeão europeu. Nem por lá perto. Porque não passam de Presidentes de uma choldra vivendo da memória das glórias passadas de que tu foste obreiro. Vivem à tua pala e de outros tantos mais. Mandaram uma Vice porque eles são menos que Vices da tua categoria. Por isso, estão absolvidos, mais que perdoados. Descansa em paz, é desejo de quem ainda guarda uma faísca de brilho nos olhos dos tempos em que te vi correr segurando o nosso emblema no peito E que é amuleto da minha única religião.







publicado por João Tunes às 16:48
link | favorito
De Joo a 13 de Janeiro de 2005 às 21:46
Pois, eu sei, caro Altino, sofremos da mesma religião. Abraço.


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub