Sábado, 18 de Dezembro de 2004

SULITÂNIA – À SEGUNDA, VALEU

Imagens antigas 243.jpg

Pois estava a mula que carrega a Guida, meio patareca e em trabalho de coices de impaciência nos semáforos de Montemor, e eu, ladinamente competitivo, a dar ordem de paragem à Diligência frente ao Coreto do Vimieiro. Depois, direito que nem um fuso, trepei a Rua do Laranjal e plantei-me frente ao portal cor de sangue de boi onde o compadre Isidoro montou sacerdócio de vira para o bem com a vida. Sempre levando à ilharga os meus bons e queridos amigos Ana e Manuel que se prestaram a emparceirar na prova dos acepipes da Sulitânia. Escaldado que estava de falhada tentativa anterior em dia de culto mariano, dei graças de ver a porta em convite de entrada.

Alapados, votámos rapidamente, por unanimidade e aclamação, a escolha – migas com tomate (miolos de tomate, chama-se lá) a acompanhar carne de alguidar. E, para regadio, um tinto da região, mais que indicado para a prevenção dos acidentes vasculares. Tudo à maneira e a merecer estalos de regalo. E a apoteose estava guardada para o fim, como é juz de qualquer apoteose que se preza, com a vinda da sobremesa (laranja com azeite e mel) e a companhia do compadre Isidoro que nos honrou com a transformação do trio forasteiro em quarteto de conversa nada fiada. Estendeu-se conversa à solta, Alentejo e Moçambique como temas dominantes, desfiando paixões comuns (pela planície e por África, com gentes dentro delas), mas vistas e revistas sob os olhares exigentes de quem não enche olho sem complemento de ética e de respeito por valores, sobretudo se invocam alinhamento com o melhor dos lados. Que isto de se ser de esquerda não é albarda para qualquer maltês que queira suecar com o neo-liberalismo ou meter em jerónima salmoura o dogmatismo das ilusões com pés de argila.

Confirmei desconfianças. Aquele que é, cá no meu entender, o melhor prosador da blogosfera (falo do compadre Isidoro), mostrou também manter pergaminhos na sua oralidade própria de excelente, culto e vivido conversador e nos sabores servidos na sua nobre Sulitânia.

O regresso ficou ajuramentado e é para cumprir.
publicado por João Tunes às 00:36
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds