Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2004

PARA ALÉM DO ESOTÉRICO

01[2].jpg

Não há esoterismo, por melhor tricotado que seja, que consiga dar à volta a esta questão: não se pode estimar um ditador e ser-se contra as ditaduras. Sejam quais forem as afrontas para com o ditador, sejam quais forem as causas do ditador. Muito menos se pode invocar a coerência do ditador como valor de absolvição. Porque a causa e a coerência de um ditador reduzem-se sempre, apenas, ao exercício e conservação da ditadura. Um ditador nunca é David. Pelo menos para o seu próprio povo, é sempre um Golias. Válido para Hitler, Franco, Estaline, Salazar ou Fidel Castro.

O problema cubano é a ditadura que oprime os cubanos. O ditador é o infra-problema. Decisivo, como é próprio das ditaduras. Mais que decisivo, intrincado, porque sem resolver o problema do ditador não se resolve o problema da ditadura. No caso cubano, ditadura que dura há 45 anos, o aproximar do fim do prazo de validade física do ditador, coloca a possibilidade (ou impossibilidade) de Cuba se ver livre, em simultâneo, do ditador e da ditadura.

A ditadura cubana tudo faz para que a alternativa se confine à máfia revanchista. Um problema a agravar o problema. A cubanos sensatos, capazes de equilibrarem o ódio pelo regime ditatorial com o afastar das vinganças, como Raul Rivero e outros companheiros de luta, devia ser-lhes dada força para se constituírem como alternativa para a transição. Nunca como moeda para pagar a chantagem de um ditador e de uma ditadura com ganas de se eternizarem.

É por assim pensar que considero de um esoterismo absurdo dizer-se: Fidel, o orgulhoso Fidel, só cedeu quando quiseram falar com ele. A isto, chamam uns passadismo, obsolescência, alucinação. Eu, a isto, chamo só coerência. Porque, enfim, Zapatero ainda tem as suas egoístas razões de Estado para lidar como lida com Fidel – os interesses da indústria hoteleira espanhola na ilha, os interesses da Repsol e outros, ou seja, a desforra da humilhação de 1898.
publicado por João Tunes às 14:43
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. COMPLEXOS DE ESQUERDA

. ONDE MEXE MEXIA?

. AGORA

. ...

. SIM, ZAPATERO

. AO MANEL

. DESGOSTO ANTECIPADO

. CHISSANO ARMADO EM SPARTA...

. DOMINGO ANTECIPADO

.arquivos

. Setembro 2007

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds