
A um amigo tudo se tolera. Compreendendo. Desculpando-se excessos e fantasias. Até aos seus
fetiches se acha graça.
Tenho vindo a assistir ao entusiasmo, ameaçando os limites da euforia, do meu
querido amigo Victor por um tal
João Paulo. Logo ele que tão avesso é a coisas de política e outras fixações do cidadão vulgar que vai ao futebol e só faz política quando vota, preferindo o recato da poesia, da fotografia, da culinária e dos mil beijinhos (virtuais) das suas muitas amigas brasileiras, quando descansa de fazer bem aos outros que é sua principal ocupação.
Confesso que, ao princípio, fiquei ensimesmado com este súbito entusiasmo do
Victor para que
João Paulo fosse reeleito. O que se passa, pensei eu, para que o lúcido
Victor quisesse que o pobre e doente papa, arrastando a sua decrepitude dolorosa, fosse condenado a reeleição em novo Conclave no Vaticano?
Já estava a ficar preocupado com o que supunha ser uma crise mística em adiantado estado de decomposição, quando verifiquei que o
João Paulo que o
Victor tanto idolatra não é o que está à guarda do Templo de Roma, mas sim outro, um brasileiro e bacano petista.
Pois o
Victor não só gosta do
João Paulo (do Recife) como adorou a
agenda do João Paulo. Nem mais nem menos, assim:
Consultei diversos sites brasileiros dedicados à política local. Deparei, então, com um facto espectacular. Na consulta à página da Prefeitura de Recife, Prefeito João Paulo reeleito já na primeira volta fui agradavelmente surpreendido com a Agenda do Prefeito.
Com a maior clareza e transparência ali está, preto no branco, a programação do dia de trabalho do Prefeito. Os analistas poderão facilmente avaliar quais as preocupações diárias do Prefeito e o encaminhamento que ele está a dar aos diversos dossiers. Espantoso!
Os actuais governantes portugueses, governantes de aviário, oportunistas, carreirista e sem consistência nas suas decisões, que nada fazem para que o Estado seja uma pessoa de bem, que nunca respondem às mais simples e justas interrogações do Povo, alguma vez poderiam apresentar a sua agenda diária?João Paulo para São Bento? Mais devagar, mais devagar,
amigo Victor.